Nova espécie de macaco, o zogue-zogue do Parecis, é descoberta na Amazônia - REMOCIF

REMOCIF

POLITICA E ENTRETENIMENTO


Ultimas Noticias

Publicidade

Post Top Ad

sábado, 25 de janeiro de 2020

Nova espécie de macaco, o zogue-zogue do Parecis, é descoberta na Amazônia



Uma nova espécie de macaco acaba de ser descoberta na Amazônia. Apelidado carinhosamente de “zogue-zogue dos Parecis”, o primata foi encontrado na região da Chapada dos Parecis, que fica entre os estados de Mato Grosso e Rondônia.

A descoberta foi publicada recentemente em forma de artigo na revista Primate Conservation, um dos principais periódicos de pesquisas sobre conservação de primatas do mundo.

O texto é de autoria de Almério Câmara Gusmão, pesquisador da Universidade do Estado de Mato Grosso. Além dele, o estudo contou com a contribuição de quinze pesquisadores de nove instituições nacionais e estrangeiras.

O cientista explica que o macaco é do gênero Plecturocebus. As primeiras populações do novo animal foram encontradas em 2011 nos municípios rondonienses de Pimenta Bueno e Vilhena.

Ele conta que o que mais chamou a atenção dos pesquisadores foram as cores do bicho, que são muito diferentes da pelagem branca típica dos outros tipos de Plecturocebus já conhecidos. Durante o processo de investigação, foram mais de 50 variáveis investigadas.

Gusmão ainda explica que o macaco zogue-zogue corre risco de extinção, porque a espécie vive em áreas com altos índices de desmatamento.

Agora, os pesquisadores esperam que a espécie Plecturocebus parecis seja incluída na lista de animais quase ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza.

A organização reúne dados com graus de ameaça das espécies no mundo e elabora planos para manter a conservação dos bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages