Vereadores abrem CPI para fiscalizar fundo de aposentadorias - REMOCIF

REMOCIF

POLITICA E ENTRETENIMENTO


Ultimas Noticias

Publicidade

Post Top Ad

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Vereadores abrem CPI para fiscalizar fundo de aposentadorias



O vereador Wanderley de Morais Faria (PDT) conseguiu aprovar na Câmara Municipal, nessa terça-feira (4), a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de fiscalizar as atividades do Fundo de Aposentadorias e Pensão dos Servidores (Faps) que, segundo ele, apresenta sérias irregularidades.

“O rombo vai aparecer”, ressalta o vereador, que vem tentando abrir a CPI desde 2019, sem conseguir as assinaturas necessárias. “Conseguimos mais cinco assinaturas de vereadores no dia três de janeiro e vamos desmascarar o Faps de Guaçuí, que apresenta um resultado financeiro negativo de R$ 178, 3 milhões”.

Ele explicou que em 2019 só tinha a assinatura dele e a do vereador Valmir Santiago, mas "com elementos novos e todas as assinaturas", pôde aprovar uma nova convocação da CPI", disse.

O vereador teme a ameaça de falta de pagamento dos benefícios de 233 aposentados e 110 pensionistas no município por falta de recursos e, por esse motivo, encaminhou também correspondência à prefeita Vera Lúcia Costa  (PDT). 

Segundo a prefeita, a situação é decorrente de o Faps não ter sido capitalizado de forma a garantir as aposentadorias futuras, na época de sua criação, em 2001. “Desde que assumimos o nosso primeiro mandato, sabíamos que esse seria um grande desafio”, explica Vera Lúcia Costa em resposta ao questionamento do vereador.

Vera Lúcia informou ainda que, com a colaboração da Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), está providenciando alterações na legislação previdenciária, destacando que houve um aumento do número de aposentados, mas que o município vem efetuando o pagamento a todos. 

Além de Wanderley, assinaram a CPI os seguintes vereadores: José Carlos Pereira Leal (SD), Cícero Augusto da Costa (SD), Mirian Carvalho (PDT) e Valmir Santiago (sem partido). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages