Vale a pena desinfectar embalagens e sacolas plásticas de mercado? Microbiologista responde - REMOCIF

REMOCIF

POLITICA E ENTRETENIMENTO


Ultimas Noticias

Publicidade

Post Top Ad

domingo, 10 de maio de 2020

Vale a pena desinfectar embalagens e sacolas plásticas de mercado? Microbiologista responde



Os riscos de contrair a Covid-19 já fizeram muitos repensarem hábitos. A empregada doméstica Renata Ferreira conta um pouco do que mudou na rotina.

 

Sonora: “Todo mundo usando máscara. Lavando a mão com mais frequência. Higienizando os alimentos”.

 

E é justamente essa higienização com mais cuidado que tem feito pessoas como a consultora corporativa Karen Helena gastar um bom tempo desinfectando embalagens e sacolinhas.

 

Sonora: “Quando eu chego com a sacola em casa, eu tenho borrifado as sacolas com álcool 70%....”



Mas será que higienizar as sacolinhas para depois reaproveitar é o mais indicado nessa pandemia? A microbiologista de alimentos Cynthia Jurkiewicz diz que não, e recomenda que elas sejam descartadas.

 

Isso porque estudos já mostram que o coronavírus consegue sobreviver até por dias em contato com algumas superfícies. Por isso, Cynthia explica que esses cuidados tomados não são exagero.

 

Sonora: “Esses estudos foram feitos em laboratório. Ou seja, em situação controlada. Em situações reais, a gente não tem como estabelecer. Mas dá, a partir daí, pra ter uma ideia...”

 

Mas isso não é motivo para pânico. Basta lavar com água e sabão vidros, embalagens e latas antes de irem para os armários.

 

Frutas, verduras e hortaliças também devem passar por esse processo antes de serem guardados. Além disso, é necessário colocar esses vegetais de molho por alguns minutos em uma solução composta por um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária.

 

Essas medidas simples podem tornar alimentos seguros para consumo e reduzir os riscos de contaminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages