LOCKDOWN – Brasília, Goiânia e Aparecida fecharão comércios e terão toque de recolher, no Maranhão somente a cidade de Grajaú determinou o fechamento total. - REMOCIF

REMOCIF

POLITICA E ENTRETENIMENTO


Ultimas Noticias

Publicidade

Post Top Ad

sábado, 27 de fevereiro de 2021

LOCKDOWN – Brasília, Goiânia e Aparecida fecharão comércios e terão toque de recolher, no Maranhão somente a cidade de Grajaú determinou o fechamento total.

 


Com o aumento significativo da Pandemia algumas cidades têm adotado medidas rígidas e necessárias para o combate a essa vírus que vem destruindo sonhos, vidas e o convívio social em harmonia.


O governo do Distrito Federal publicou, no início da noite desta sexta-feira (26), as novas restrições ao comércio e serviços na capital, por conta do agravamento da pandemia de Covid-19.

De acordo com o decreto, "todas as atividades e estabelecimentos comerciais e industriais" devem fechar as portas, exceto serviços essenciais.


Ainda de acordo com o decreto, instituições de ensino, shoppings, bares e restaurantes estão entre os estabelecimentos que param de funcionar. Já supermercados, postos de combustíveis, farmácias, clínicas e igrejas podem manter as atividades.

As restrições valem por tempo indeterminado.

Inicialmente, as regras começariam a valer neste sábado (27), mas foram adiadas para a 0h01 de domingo (28).

Com o surgimento da segunda onda da COVID-19, estados e municípios resolveram tomar medidas o combate a essa doença que está matando muito rápido. A cidade de Goiânia, Aparecida, Brasília decretarão o fechamento total por quinze dias para controlar a pandemia que tem se alastrada nos estados e municípios. É uma medida que afeta o comércio e a qualidade de vida de muitos, no entanto, algo necessário.

Os prefeitos de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) e de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB) anunciaram em coletiva realizada nesta sexta-feira (26) que um lockdown de 7 dias poderá ser decretado nesses municípios a partir da próxima segunda-feira (1). De acordo com Mendanha, além do fechamento de atividades consideradas não essenciais, a medida de toque de recolher, que determina um horário limite para circulação de público, é uma possibilidade “palpável” que ainda será avaliada.

Uma reunião foi realizada com 11 gestores da Região Metropolitana de Goiânia e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), para debater as medidas a serem adotadas. Os novos decretos com a oficialização da medida de lockdown e especificações acerca dos estabelecimentos que poderão continuar abertos deverão ser publicado neste sábado (27).

O prefeito afirmou que preocupação com o cenário no estado vinha desde a intensificação da segunda onda de contaminação de covid-19. “O governador do Estado já havia apresentado a preocupação, quando o governo do Estado passou de 90% dos leitos de UTI destinados a pacientes de Covid ocupados. Goiânia, de 79% e 80%”, disse Cruz em justificativa para a possibilidade de lockdown.

Um dos pontos característicos de um lockdown é o toque de recolher, que restringe, a partir de determinado horário, a circulação de pessoas nas ruas. Questionado sobre isso, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, se referiu ao toque de recolher como uma “medida palpável” mas que ainda passará pelo crivo do Comitê de Avaliação.

Procurada pela reportagem sobre a possibilidade de toque de recolher também em Goiânia, a comunicação declarou que “as medidas, sejam quais forem, serão tomadas em consenso”.

A decisão definitiva sobre a implementação, ou não, de um lockdown só será anunciada amanhã, sábado, uma vez que, segundo Cruz, uma diálogo será aberto com os secretários dos municípios.


Ontem a população da cidade de Grajaú recebeu a noticia do fechamento de tudo, isso causou um impacto muito grande no comércio local e na população em geral, no entanto, é uma atitude de relevância quando se trata de vidas, pois, querendo ou não é uma medida de segurança.


Espera-se que diante essas medidas venha surgir um efeito positivo para desafogar a saúde pública que está lotada, sobrecarregada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages